quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Método TEACCH para alunos autistas


Eu, juntamente com meu aluno Matheus  em atividade com formas geométricas. O aluno  é autista e necessita de ajuda física, verbal e gestual, realiza atividade na mesa do professor. A medida  que as atividades do trabalho na mesa do professor vão sendo aprendidas, passam para a mesa independente, que é a  segunda fase da aprendizagem, para isto necessita-se de absoluta  certeza de que tal situação foi aprendida e possa se dar um passo adiante. A metodologia é comportamental. 

O aluno  André  realiza atividade de seleção de cores em mesa independente, em nível mais avançado de aprendizagem. 
O que é uma sala TEACCH?

É uma sala de ensino estruturado que incluí a utilização de uma rotina de trabalho, destinada às crianças com autismo e dificuldades de comunicação, tendo por base a sua capacidade e estilo único de aprendizagem, utilizando o programa TEACCH.

E o que é o Autismo?

É uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida. Manifesta-se em três domínios:

- Perturbações no domínio da interação social recíproca;
- Deficiência na comunicação verbal e não verbal;
- Repertório restrito de interesses e comportamentos.

A prevalência atual do autismo está na taxa de 7 a 10 casos por 10.000 crianças.
Existe uma maior incidência do autismo nos meninos na base de 4 meninos por 1 menina.
O autismo pode causar incapacidades em todas as áreas do desenvolvimento psicológico, desde o nível cognitivo, de linguagem, comportamental e de interação social.
Não há cura para o autismo, mas, através do Método TEACCH pode-se minimizar os sintomas e fazer com que a criança consiga lidar com mais tolerância as atividades que antes lhe pareciam confusas. Desta forma, existe a possibilidade de mudar tendências inatas do comportamento.
O que se observa é que é possível desenvolver habilidades sociais para que o indivíduo autista possa interagir, de forma aceitável, nesta sociedade.
Cada criança deve ser analisada individualmente, para que seu programa de tratamento também seja feito de maneira individual. Não é porque as crianças têm o mesmo diagnóstico que apresentam as mesmas dificuldades. Esta metodologia mostra-nos exatamente isto. Todos são diferentes e suas rotinas e atividades devem ser estudadas de acordo com a necessidade especifica de cada um.


Objetivos do  Método TEACCH:

Incentivar a comunicação
Ensinar habilidades para a vida adulta
Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto
Apresentar visualmente instruções
Manter a rotina com flexibilidade
Respeitar a individualidade
Ensinar habilidades em situações as mais próximas das naturais

 Princípios do programa TEACCH

Guiando-se pelos princípios abaixo, o TEACCH oferece as idéias básicas de sua fundamentação, sem as quais o educador não conseguirá organizar-se na estrutura do programa.São eles:

 Para se ensinar novas habilidades é necessário adequar o ambiente às  dificuldades do alunos.
  A colaboração entre família e escola é condição indispensável para o tratamento.
  A corrente teórica que fundamenta a prática educativa é a cognitivo-comportamental.
·        Os suportes visuais auxiliam na estruturação da forma de ensinar.

Fundamentação básica:

Preocupar-se com os interesses e habilidades do aluno
Realizar avaliação processual
Auxiliar o aluno na compreensão dos significados
Potencializar a comunicação com a família  
Estruturar a forma de ensinar e apresentar as tarefas
 Planejar estratégias de mudança comportamental mediante a análise funcional do comportamento

Características do TEACCH

 Individualidade na programação do currículo
 Instrução visual
 Rotina com flexibilidade
 Ambiente livre de hiperestimulação
 Ordenação universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)
 Clareza nos comandos
 Auto monitoramento provocando independência
 Análise de tarefas como recurso de ensino e avaliação
 Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho

Contribuições do TEACCH:

Favorecer a generalização
Favorecer o controle do comportamento
Estimular e desenvolver atenção

O TEACCH não visa eliminar o padrão autístico,  mas aproveitar o que o autismo provoca na pessoa.  Ao mesmo tempo em que o TEACCH estrutura atividades em sistemas de trabalho que organizam o pensamento e evidenciam o conceito que está sendo ensinado, o oferecimento das tarefas em vários contextos (ambientes, pessoas, situações, material)  favorece a generalização do conteúdo, gerando a aprendizagem.
O programa TEACCH  deve ser trabalhado usando  as formas adequadas e o uso correto dos procedimentos de ensino,  guiando o aluno para o foco a ser trabalhado. Eliminando estímulos desnecessários e concorrentes, garantimos a atenção e por conseguinte, sucesso no trabalho. Tal engajamento, sendo mais produtivo faz com que o aluno obtenha sucesso e passe a emitir condutas mais adequadas. Sabendo o que tem que ser feito, por quanto tempo terá que trabalhar, visualizando a instrução e reconhecendo o que se espera dele, o aluno com autismo sai de um estado ansioso e passa a contribuir funcionalmente para a sua aprendizagem. Talvez seja esta a maior contribuição do TEACCH para estas pessoas.
  
O Programa TEACCH beneficia alunos que apresentam:

Dificuldade na aprendizagem de conceitos
Foco excessivo em detalhes
Distrabilidade
Pensamento concreto
Dificuldade na associação de idéias
Dificuldade na generalização
Impulsividade e ansiedade
Anormalidades sensório-perceptuais

O TEACCH tem ajudado o autista a adequar-se dentro de suas possibilidades à sociedade, promovendo sua independência em função de suas dificuldades. As técnicas comportamentais e a educação especial têm mostrado a forma mais eficiente para o atendimento dos indivíduos  que possuem  espectro autístico. Sendo assim, é possível pesar seus ganhos e ver que vale a pena investir em uma proposta estruturada e individualizada.   

Izilda Rodrigues     

Um comentário:

  1. Muito boa a sua contribuição, realmente os alunos com necessidades educacionais especiais tem condições de aprender, quando lhe são oferecidos ferramentas e suportes próprios.
    Parabéns, continue ousando!


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